quarta-feira, 3 de março de 2010

Dois novos acessos para a Ciclovia Rio Pinheiros


Vamos acompanhar e cobrar!

Notícia na íntegra abaixo:
Governo anuncia dois novos acessos à Ciclovia Rio Pinheiros

Um deles ficará na estação de trem Jurubatura e outro na ponte João Dias



Cumprindo o compromisso assumido no último sábado, dia 27, durante a entrega da ciclovia Rio Pinheiros, o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Transportes Metropolitanos, implantará nos próximos meses dois novos acessos para a ciclovia. Até o final de março, haverá um acesso na estação Jurubatuba, que fica a 3,5 km de distância da entrada pela av. Miguel Yunes e a 9,5 km da estação Vila Olímpia. Nos próximos meses, haverá outro na ponte João Dias.



Estas intervenções facilitarão a utilização da ciclovia pelos trabalhadores. Com elas, o percurso entre Vila Olímpia e a Ponte João Dias, nas proximidades da estação Giovanni Gronchi do Metrô, terá seis km de distância.



Jurubatuba: inicialmente, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) adequará uma passarela interna, localizada na área paga da estação Jurubatuba, permitindo que os ciclistas a utilizem sem a necessidade de pagar a tarifa. Até o final do ano, o local ganhará uma passarela superior que ligará a estação a ciclovia pela área externa.



João Dias: a CPTM fará adequações no passeio (localizado na lateral da ponte João Dias) e na altura da ciclovia, implantará uma escada de acesso, com canaleta para a bike.



A CPTM trabalha no projeto de ampliação da ciclovia que, a partir do segundo semestre, terá mais seis km entre as estações Vila Olímpia e Villa-Lobos/Jaguaré, totalizando 20 km de extensão. O novo trecho terá três passarelas: uma na estação Cidade Jardim, com acesso ao Parque do Povo e as outras duas nas estações Cidade Universitária e Villa-Lobos/Jaguaré.



Sobre a ciclovia



A Ciclovia Rio Pinheiros, que nasceu de uma parceria entre a CPTM e a Emae, tem um estacionamento para 48 automóveis na entrada pela av. Miguel Yunes, para os ciclistas que forem até o local de carro. Outra novidade são os dois Pontos de Apoio ao Ciclista, disponíveis no acesso sul, próximo à estação Jurubatuba, e no acesso da estação Vila Olímpia. Os "Pontos" contam com banheiros, ambulatório e espaços para troca de pneus e manutenção das bikes. Há também um ponto de descanso próximo à estação Santo Amaro, que conta com banheiros químicos e bancada para reparo de bikes. A ciclovia está aberta à circulação diariamente, das 6h às 18h.



Bicicletários



Só a Linha 9-Esmeralda conta com cinco bicicletários, que juntos oferecem 1.032 vagas para acomodação de bicicletas: Vila Olímpia (94 vagas), Jurubatuba (261 vagas), Autódromo (264 vagas), Primavera-Interlagos (226 vagas) e Grajaú (187 vagas).

(eles esqueceram de mencionar que na estação Pinheiros também tem!)

Da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos

Um comentário:

  1. Sabe o que é curioso? Ninguém tem a capacidade de informar com precisão em que altura da Miguel Yunes fica o acesso à ciclofaixa!

    ResponderExcluir