terça-feira, 22 de setembro de 2009

Bicicletada Extra SP - 18/09/2009 - VagaViva - Use Bike Porto Seguro

Sexta-feira foi um dia bem ciclístico. Sai de casa na hora do almoço, de carro, com destino a estação Barra Funda. De lá, peguei o metrô com destino a Sé onde tinha um compromisso. Dizer que o trecho de carro foi cansativo e lento é repetição, mas é verdade.

Às 3 da tarde estava liberada para seguir minha agenda de bike, como estava numa região com diversas opções de bicicletários Porto Seguro, decidi finalmente estrear uma bicicleta alugada lá. Segui até a estação Anhangabaú, fiz meu cadastro, peguei a bike e instruções de como chegar à Rua Augusta, minha rota para chegar na Paulista.

Descobri que antes de ser Rua Augusta, ela se chama Martins Fontes, e que é bem pertinho do Anhangabaú.

Subi tranquilamente e uma tempestade ameaçava desabar dos céus naquela tarde, felizmente não aconteceu.
Quando achei que estava no meio do caminho, eu já enxergava os prédios da Paulista. (já? como assim? tá tão gostoso pedalando..)

Dei uma passada na Praça do Ciclista, só pra ter o gostinho de ser a primeira a chegar uma vez na vida, e também pra ver com meus próprios olhos as novas placas. Sim, é verdade,elas estão lá ;)

Da praça fui conferir a Vaga-Viva da Rua João Manoel. Mas o que seria uma Vaga-Viva? É uma ação atrelada ao Dia Mundial Sem Carro que consiste em transformar uma vaga de estacionamento em espaço de convivência, devolvendo à cidade aquele espaço público outrora privatizado pelo dono do veículo.


Galera aproveitado o espaço público

Quando cheguei já tinha uma galera de bike, reconheci um rosto e fui lá, pondo a cara de pau pra funcionar denovo: Sussa, é você? rs... Conheci pessoalmente o João Lacerda, com quem já tinha trocado diversos e-mails sobre dahons e paraciclos. Ganhei adesivo do Transporte Ativo também. Aos poucos os nomes dos e-mails da lista foram ganhando rostos: BikeUrbanity, Silas, "El Bigodon" e com certeza mais gente que agora não lembro pois eram muitos, mas logo a gente decora...
De lá, o combinado era seguir até a Ghost Bike da Márcia para uma manutenção. Levei tinta e pincel mas nem foi necessário, dada  a quantidade de material e voluntários.




Após arrumar o memorial, rumamos para a praça, batemos papo, reencontramos os amigos e fomos ocupar as vias com nossas bikes. Demos uma volta básica na Paulista e seguimos para a Vila Madalena onde a galera queria colar uns cartazes de divulgação da bicicletada do Dia Mundial Sem Carro.




Pausa na praça Benedito Calixto para consertar um pneu furado. Thiago me liga pra saber onde estamos e após passar as coordenadas pergunto onde ele está, apreensiva achando que quem saiu da Tiradentes a pouco tempo não chegaria antes do término do pit stop da bike. Mas o biker ninja já estava descendo a Cardeal e logo chegou. Oba! Companhia de pedal que há muito não via! Bate papo motivador pra enfrentar a subida da Bela Cintra, onde a minha mega bolsa com roupas e até salto alto estava tirando meu equilíbrio.

Nem chegamos até a praça, fomos direto devolver a bike antes que ela virasse abóbora, pois já passava das 22:00, horário de fechamento dos bicicletários. Consegui devolve-la no Estapar Conjunto Nacional, onde já estão acostumados a receber a bike mais tarde. Aliás, este horário deveria ser ampliado, já pensou quantos estudantes, por exemplo, poderim usufruir da bike pra ir numa boa pra facu?

Tenho que dizer que gostei bastante da bike da Porto, ela é bem melhor que a minha bike do dia-a-dia, com suspensão, componentes Shimano, trocador de marchas rapid alguma coisa.. Aliás, minha bike é bem simples, mas me leva pra onde eu quiser e por isso tenho uma relação de afeto com ela, que mudou a minha vida.

Fim de bicicletada, hora de voltar pra casa feliz, sabendo que logo logo tem mais!




Nenhum comentário:

Postar um comentário