segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Oficina Pedalinas

Um dia fiquei sabendo que algumas garotas ciclistas estavam se unindo para formar um grupo de pedal só para as mulheres. Nascia assim o Pedalinas, com o intuito de juntar a mulherada pra pedalar, trocar idéias e incentivar as mulheres que querem começar a andar de bike mas ainda tem suas inseguranças.

Entrei para a lista de discussão e fiquei sabendo da oficina "Pedalinas com a mão na graxa". Rolou neste sábado, saindo do clássico ponto de encontro: Praça do ciclista.

Programei meu sábado pra resolver algumas coisinhas antes do encontro, marcado para às 14:00 hs, mas como acabei me atrasando e perdi um outro compromisso (que é assunto para um outro tópico...), cheguei na Paulista cedo, duas horas antes. Então eu decidi relaxar e aproveitar a cidade. Concluí que todo paulistano deveria se dedicar a isso um dia na semana, pelo menos.

Pedalei até o parque Trianon e entrei para fazer um lanchinho e tomar uma água, já que subir a Avenida Angélica pedalando foi uma delícia, mas fazia muito calor, nada como uma boa sombrinha pra me recuperar.

Parque Trianon: este pedacinho maravilhoso de mata em meio à selva de pedra





Depois dei uma passadinha pelo Masp para apreciar o movimento, muitos ciclistas na região por sinal.





Tinha uma galera tirando fotos para um site e vieram correndo pedir minha bike emprestada. Um dia de modelo para a dahonzinha, rs..


Quando deu o horário fui lá encontrar as garotas na praça. Mesmo para uma pessoa tímida como eu o papo flui muito rápido quando as pessoas são receptivas como elas. Demos um tempinho pra esperar chegar outras garotas e logo seguimos para o espaço onde seria realizada a oficina. (perto da Sé)

Nunca tinha pedalado só com mulheres, foi um barato, apesar de todos ficarem abismados olhando aquela mulherada pedalando em plena tarde na Paulista como se fosse algo do outro mundo, rs..

Chegamos, era hora de botar a mão na graxa. As meninas mais experientes se apresentaram e sugeriram começar a oficina tirando a roda pra exemplificar como detectar o furo na câmara, remendar ou trocar e colocar a roda denovo. Parecia super complicado e eu tinha dúvidas de como seria minha "performance", rs.. E ainda, a exigente Talita anunciou: melhor tirar a roda de trás, assim elas já começam pelo mais difícil.

Depois da devida apresentação à chave 15, bora virar a bike e tirar a roda. Tirar a roda... tirar a roda..
E como começar se eu nem sei qual é o parafuso...

Hora da atenciosa e paciente Drielle (a Dri) dar um help! Pronto! Nada mais parecia tão difícil e impossível.

Se a gente tinha dúvida, vinha a Talita, mostrava como fazer e quando parecia tudo pronto e perfeito, ela desfazia tudo "Agora é a sua vez" - exigente mesmo, rs.. determinada a não deixar ninguém sair dali sem aprender na prática!

Sujar a mão, sentar no chão, prestar atenção às dicas e orientações, foi tudo uma delícia! Perceber que sim, você, mulher, é totalmente capaz de trocar a câmara, não precisa mais depender do cavalheirismo, afinal, pode ser que um dia você esteja sozinha e precise se virar! Já aconteceu comigo! Duas vezes! Por sorte estava perto de casa e fui caminhando com a bike... Mas depois deste sábado, tudo será diferente. Além do furo do pneu, aprendemos a regular o câmbio e o freio e limpar a corrente. Surgiram milhões de perguntas sobre outras coisas e as meninas garantiram que tem muito assunto para outras oficinas ainda.

Foi uma tarde que nunca esquecerei, as meninas se empenharam em disseminar todo o conhecimento que tinham e deu certo, como tudo que é feito com determinação e carinho. Olhava em volta e estavam todas concentradas, se virando e se divertindo!

No final conseguimos sem traumas remontar as bikes e ir embora pedalando com elas, que era o mais importante, rs.. E carregando um orgulho do tamanho do mundo de saber mexer nas nossas magrelas.

Chegando em casa mais tarde, recadinhos atenciosos e preocupados se cheguei bem, se os parafusos estavam ok, rs.. Elas se dedicam mesmo!

E o melhor de tudo, no primeiro sábado do próximo mês tem mais um encontro das Pedalinas :)

Mais garotas se juntaram a nós indo direto à oficina.
Não tenho fotos pois estava muito ocupada lá com a mão na graxa  rs..


2 comentários:

  1. Muito legal essa iniciativa.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Pela Iniciativa.

    para apoiar ainda mais esta iniciativa, estamos divulgandono nosso site Mulheres Mais [http://www.mulheresmais.com.br] uma matéria sobre o assunto.

    Se houver algum problema em utilizar esta foto acima, nos avise.

    ResponderExcluir