quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Dia Mundial Sem Carro 2009





Na manhã de 22 de setembro, Dia Mundial Sem Carro, a cidade ganhou alguns lembretes, na 23 de Maio, na Avenida Sumaré, todos alertando que SIM, é possível mudar!

Acompanhando os telejornais e as notícias via internet senti que tinha algo errado. Todas as manchetes apontavam: NO DIA MUNDIAL SEM CARRO, TRÂNSITO NÃO MELHORA.
Lendo estas palavras várias vezes fui concluindo o que estava acontecendo: as pessoas achavam que no dia mundial sem carro não teríamos trânsito, mesmo que todos continuassem usando carros!!!! A solução para todos os problemas de mobilidade então seria decretar uma data especial, entrar no carro e esperar que num piscar de olhos a cidade estivesse diferente! E pasmem! Não estava!!!

O Dia Mundial Sem Carro é uma data de convite a reflexão e experimentação. É um marco pra reunirmos forças e ações para conscientização do uso irracional dos carros, desta "carrodependência" que acompanhamos diariamente e que torna a vida de todos na cidade tão pior, com congestionamentos, poluição do ar, sonora, visual, mais stress, menos convivência...

Ali, dentro dos carros, cada um se sente mais protegido do mundo lá fora. Se algo na rua me incomoda, basta levantar o vidro, pronto! Com meus vidros escuros então, ninguém me vê aqui dentro!

Será que é melhor assim?
Precisa ser desta forma?
É isso que nós queremos de nossas vidas?
Não há realmente nada lá fora de interessante?
Nada a observar?
Ninguém que mereça o meu simples bom dia ou um sorriso?

O Dia Mundial Sem Carro não é salvação para o trânsito! É a oportunidade, a deixa, pra experimentar fazer diferente!

Muita gente se defende dizendo que: um dia só não vai fazer diferença.


Se for pra fazer como Gilberto Kassab que vai de ônibus 1 vez por ano, realmente a diferença vai ser pequena, embora simbólica, já é 1 carro a menos naquele dia...

Mas se você buscar alternativas e se abrir a idéia, encarando aquele dia como um dia pra fazer algo diferente, talvez possa mudar a sua vida para sempre...


Vejo muitos relatos de pessoas que decidiram num dia sem carro experimentar o metrô e descobriram que é bem mais agradável usa-lo e realmente incoporaram a mudança. Ou foram a pé naquele dia, ou de bicicleta e descobriram que ali naquela rua do lado tem uma padaria super legal "e eu passava todo dia de carro ali e nunca reparei!". E aquelas pessoas que descobrem que seu colega de trabalho é também seu vizinho e acabam incorporando a carona no dia-a-dia para o trabalho.

É uma data simbólica, um lembrete, uma tentativa de abrir os olhos a outras alternativas. ALTERNATIVAS! E temos muitas! Basta se abrir a elas! Sem medo de ser feliz!

E se você não pôde fazer a sua parte na terça-feira deixando o carro em casa, saiba que você pode começar já, não precisa esperar mais um ano! Experimente! Ao menos tente!

Novamente tivemos as vagas-vivas pela cidade, resgatando espaço público:




Tivemos, é claro, a Bicicletada do Dia Mundial Sem Carro. E foi linda! Pedalamos pela cidade tentando humaniza-la, nos locomovendo em veículos movidos a arroz com feijão, mostrando que é possível buscar alternativas, é possível melhorar a vida de todos na metrópole.



Eco-táxi



Viva a bike!



Mobilidade com graça e elegância



Silêncio ao passar pelos hospitais




E uma intervenção na praça.



Fotor por Camila, Gabriela Kato e Laura Sobenes

E aqui um pouquinho do que foi essa noite linda num vídeo da Gabi Kato:


Nenhum comentário:

Postar um comentário