quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Inaugurando oficialmente a ciclofaixa

No dia 30 fomos eu e marido inaugurar oficialmente a ciclofaixa. Saímos de Osasco por volta das 07:30 até a estação de trem, no centro.
Desembarcamos com nossas bikes na estação Cidade Jardim, pegamos aquela bela passarela (toda passarela na cidade deveria ser como esta, com espaço para as pessoas, com elevadores para quem necessitar..) e já estávamos no portão de entrada do Parque do Povo.
Lá pegamos nosso kit: sacolinha com camiseta, adesivos e água. E guanhamos um carimbinho verde no formato de bike na mão, estilo passaporte da alegria, lembra???
De lá seguimos pela ciclofaixa, bem sinalizada em alguns pontos, confusa em alguns cruzamentos, mas com muitos monitores orientando e agentes da CET (como é bom vê-los trabalhando para os ciclistas!!!) todos muito animados e sorridentes, a bike humanizando a cidade!
No percurso vi uma mulher de carro tentando entrar na ciclofaixa no sentido oposto, acho que ela não viu as centenas de cones, nem a tinta vermelha no chão, nem as placas indicativas... gritei: hoje é só bike - e sorri. Meu marido me advertiu! rs.. Ele tem vergonha dos meus radicalismos às vezes... Seguimos debatendo fervorosamente sobre os direitos e deveres de motoristas e ciclistas. Logo chegamos no Ibirapuera. Parece brincadeira, mas eu nunca tinha pedalado lá, quer dizer, pedalei uma vez, mas há muito tempo e nem me lembrava direito. A ciclovia lá é bem gostosa, e tranquila, achei que fosse lotada e bagunçada, como no Parque Villa-Lobos onde eu já quase levei uma roda na cabeça (!!!)
Tempo pra sentar na beira do lago e curtir uma sombrinha, o dia estava lindo, perfeito pra pedalar! E a cidade estava mais alegre com tantos ciclistas passeando!
De lá seguimos para o Parque das Bicicletas, no caminho, uma observação: "Eu nunca tinha visto essa fonte, olha" - é, eu também, não! A gente está acostumado a passar com pressa (embora engarrafado) e nem notamos mesmo, observação muito comum quando se começa a pedalar mais por aí.
No Parque das Bicicletas muita gente, a concentração maior era lá, de onde sairia um pedal inaugural com os secretários de esportes e transportes, prefeito e etc, e etc.. Hora de rever os amigos, bater um papinho e, após o discurso do prefeito, decidir que já estava mais do que na hora de ir, antes que todos aqueles ciclistas decidissem fazer o mesmo!!! Congestionamento de ciclistas? Não! Só no portão do parque mesmo, na rua a gente sempre flui, naturalmente.
Voltamos tranquilamente pela ciclofaixa até a estação de trem, encontramos bem mais ciclistas na volta, pais com filhos pedalando, fazendo cooper, aproveitando a cidade, finalmente algum espaço sendo devolvido às pessoas.
A sensação que ficou foi mesmo a de quero mais: Mais respeito pelo ciclista pra que não precisemos de ciclofaixas nos separando no trânsito.
Mas enquanto a cidade evolui, a ciclofaixa é bem-vinda e muito frequentada.
 Só no dia de sua inauguração foram mais de 9.000 ciclistas.
No dia-a-dia somos 300.000 ciclistas que acreditamos que as coisas podem ser diferentes, e melhores!
Pedalemos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário