sábado, 22 de agosto de 2009

Transformando stress em bem-estar

Minha primeira foto de bike, parque Villa Lobos



Quando contei pras minhas amigas do trabalho que eu iria de bike elas me olharam ressabiadas. Algumas acharam que eu estava louca, que era perigoso e sem sentido. Não dei ouvidos.. simplesmente tratei de verificar na empresa se poderia guardar a bike lá e como faria para trocar de roupa ao chegar. Com sinal verde para guardar a bike em segurança e total liberdade para usar o vestiário super ajeitado, comecei a pedalar diariamente!

Aos poucos o pessoal da empresa foi tomando conhecimento da novidade e direto alguém me via pelos corredores e perguntava se era verdade mesmo que eu estava indo de bike, se não era perigoso.. uns achavam legal, outros achavam loucura. E eu achava o máximo! Passei a aproveitar estes momentos de curiosidade para passar algumas informações sobre as bikes, já que antes das minhas pesquisas, eu não sabia que a bike era considerada um veículo pelo Código de Trânsito Brasileiro, que deveria trafegar sempre no mesmo sentido da via (e não na contramão como a gente aprende quando criança...), e aprendi que os veículos automotores devem dar preferência ao ciclista, reduzir a velocidade e manter 1,5 m de distância ao ultrapassar a bike.

Também nestas pesquisas tomei conhecimento das bicicletadas, um movimento de ciclistas que acontece em diversas cidades ao redor do mundo, geralmente na última sexta-feira do mês, no horário do rush, para reinvindicar respeito no trânsito e políticas públicas pró-bicicletas.

Ativismo? Meu lado Che Guevara se agitou!
Sempre tive preocupação com política, causas sociais, mas confesso que nunca soube (e até hoje tento aprender) como manifestar esse meu lado. Passei a pesquisar mais sobre as bicicletadas, descobri que aconteciam em São Paulo, na última sexta-feira do mês, saindo da Praça do Ciclista, na Avenida Paulista.

Avenida Paulista? Horário de pico? Manifestação? De bicicleta?
Hum.. ok, deixemos essa oportunidade de expressão para quando tiver mais habilidade com a bike nas ruas, vamos amadurecer a idéia...

Nenhum comentário:

Postar um comentário