Hoje por volta das 20:15h eu estava saindo a pé do shopping Eldorado quando um motorista (assassino) simplesmente não quis esperar eu terminar minha travessia, acelerou seu carro (arma) e o jogou para o meu lado, no intuito de retirar o obstáculo à sua frente (eu, um ser humano) correndo o risco de derruba-lo (mata-lo, no caso, matar-me). E tudo isso dentro de um estacionamento de shopping!
Eu fiquei totalmente desnorteada, tentei correr atrás do carro em vão, olhei em volta, não havia um segurança, uma pessoa, nada...
Como é que alguém pode atentar contra a vida de outra pessoa assim?
Fiquei pensando... e se eu caísse? E se me machucasse? E se morresse? O motorista teria coragem de conviver com essa vergonha? Bom, acabei chegando à conclusão que se algo acontecesse ele simplesmente teria ido embora e me largado lá.
Saí de lá chorando, que foi o que me restou fazer pra aliviar toda essa tristeza de sentir na pele o desprezo que alguns insistem em ter pela vida dos outros. A covardia, por se sentirem protegidos por mais de uma tonelada de lata. Dentro da bolha, se sentem inatingíveis, talvez se no lugar de seu airbag houvesse uma lança apontada para o peito tivessem mais cuidado ao volante.
É revoltante, é triste e dói.
Já em casa, remoendo tudo que aconteceu, esperava o elevador quando um vizinho me perguntou: "E aí, como está para pedalar?" - "Está bom, tempo gostoso" - respondi surpresa já que minha mente estava voando... "É, mas está ruim o ar né? Ouvi dizer que está muito seco."
Juro que eu estava esperando que ele fosse dizer qualquer coisa que relacionasse pedalar com perigo, mas não. E aquilo foi como um alívio para tudo que eu estava pensando e sentindo. Nos despedimos e eu subi para o meu mundinho do quarto andar com um sorriso bobo no rosto.
Sim, existem pessoas que se importam e que tentam ser amáveis!
E assim, elas conseguem salvar o seu dia...
sexta-feira, 16 de abril de 2010
domingo, 11 de abril de 2010
A primeira bicicleta a gente nunca esquece...
Todo mundo com certeza se lembra de sua primeira bicicleta e de como aprendeu a pedalar, aquela frase famosa "pode ir, estou segurando" vinda de alguém em quem se confia, como um pai, uma mãe, bastam para que você se aventure sobre duas rodas. Eu me lembro da minha Caloi Ceci e de brincar com ela na rua junto com as outras crianças, mas a minha bicicleta inesquecível foi a que comprei há quase exatos 2 anos atrás (sim, dia 14/04/2008), uma Caloi Terra.
Já contei antes aqui que escolhi esta bicicleta porque ela estava dentro do que eu pretendia investir na minha nova ideia de ir pedalando para o trabalho, um investimento que seria recuperado em um mês, com o dinheiro que economizaria do ônibus.
Não só meu investimento teve o retorno rápido e esperado, como minha vida teve uma melhora incrível.
Parei de frequentar academia, afinal, pedalar é excelente pra saúde. Meus deslocamentos casa-trabalho-casa se transformaram numa diversão, num tempo muito bem aproveitado do meu dia, onde reparava ao meu redor, na paisagem, nas pessoas, fazia amizades, às vezes tinha companhia de outra ciclista, ou ía e vinha somente com meus pensamentos, que voavam....
O engraçado é que eu achava que iria pedalar somente este trajeto, o casa-trabalho, sem imaginar passeios, bicicletadas e muito menos viagens. Mas tudo isso foi surgindo e completando o meu dia-a-dia de forma natural. Aquela Caloi Terra foi se infiltrando na minha vida cada vez mais e mais.. e quando percebi, estava totalmente dominada por ela, pela liberdade que ela sempre representou. A de ir e vir de forma agradável.
E as amizades? Como eu tenho conhecido gente... pessoas incríveis! E minha bicicleta ali, sempre testemunha dos papos, das descobertas, das paisagens, das superações... Com ela mudei minha rotina, participei de vários passeios ciclísticos de grupos, de bicicletadas, visitei os belos artesanatos de Embú, desfrutei daquele "sofrimento bom" nas subidas imensas rumo à Santana de Parnaíba, desbravei minha cidade numa noite inteira pedalando na Virada Esportiva, conquistei a praia pedalando pela Mogi-Bertioga e muitas vezes vi sorrisos se abrirem quando eu passava, só porque eu estava de bicicleta...
Até que chegou a minha despedida dessa bicicleta que deixará histórias e saudades, mas uma despedida feliz. Ela agora acompanhará outras pedaladas e tenho certeza que nos econtraremos pela cidade e que sua nova companheira poderá ser tão feliz como fui com ela nesta sua nova opção de vida.
Já contei antes aqui que escolhi esta bicicleta porque ela estava dentro do que eu pretendia investir na minha nova ideia de ir pedalando para o trabalho, um investimento que seria recuperado em um mês, com o dinheiro que economizaria do ônibus.
Não só meu investimento teve o retorno rápido e esperado, como minha vida teve uma melhora incrível.
Parei de frequentar academia, afinal, pedalar é excelente pra saúde. Meus deslocamentos casa-trabalho-casa se transformaram numa diversão, num tempo muito bem aproveitado do meu dia, onde reparava ao meu redor, na paisagem, nas pessoas, fazia amizades, às vezes tinha companhia de outra ciclista, ou ía e vinha somente com meus pensamentos, que voavam....
O engraçado é que eu achava que iria pedalar somente este trajeto, o casa-trabalho, sem imaginar passeios, bicicletadas e muito menos viagens. Mas tudo isso foi surgindo e completando o meu dia-a-dia de forma natural. Aquela Caloi Terra foi se infiltrando na minha vida cada vez mais e mais.. e quando percebi, estava totalmente dominada por ela, pela liberdade que ela sempre representou. A de ir e vir de forma agradável.
E as amizades? Como eu tenho conhecido gente... pessoas incríveis! E minha bicicleta ali, sempre testemunha dos papos, das descobertas, das paisagens, das superações... Com ela mudei minha rotina, participei de vários passeios ciclísticos de grupos, de bicicletadas, visitei os belos artesanatos de Embú, desfrutei daquele "sofrimento bom" nas subidas imensas rumo à Santana de Parnaíba, desbravei minha cidade numa noite inteira pedalando na Virada Esportiva, conquistei a praia pedalando pela Mogi-Bertioga e muitas vezes vi sorrisos se abrirem quando eu passava, só porque eu estava de bicicleta...
Até que chegou a minha despedida dessa bicicleta que deixará histórias e saudades, mas uma despedida feliz. Ela agora acompanhará outras pedaladas e tenho certeza que nos econtraremos pela cidade e que sua nova companheira poderá ser tão feliz como fui com ela nesta sua nova opção de vida.
Aqui, o único momento em que me lembro que odiei minha bicicleta, numa trilha para a Prainha Branca em Bertioga, depois de carregá-la barranco acima e abaixo eu desejei que ela simplesmente se desintegrasse e eu me livrasse daquele peso.
Mas logo passou, afinal, foi com ela que cheguei até ali, e a sensação de ter chegado apenas pelo girar dos pedais é inesquecível!
Pedalando em dias frios
Depois de tanto calor, finalmente esta semana veio aquele friozinho bom.. aquele em que você levanta de manhã cheio de preguiça, dá uma olhada pela janela pra conferir se o chão está molhado e pra ver com que roupa vai sair.
É gostoso colocar uma roupa bem quentinha, pra garantir que no fim do dia, quando venta e esfria mais, você vai estar preparado, mas também é essencial pensar que se você vai de bicicleta, é provável que no meio do caminho você tenha que tirar algumas peças pra não esquentar demais.. A dica é se vestir em camadas, várias peças mais finas que possam ser tiradas facilmente, um cachecol para proteger daquele vento gelado numa descidona é uma excelente escolha. E se você pega muito vento, mesmo que não esteja tão frio, uma luva que proteja os dedos de congelar também pode ser bem útil.
Quem começa o dia pedalando, geralmente enfrenta um probleminha no trabalho: você chega com o maior pique, mesmo quando o tempo lá fora sugere cobertor e chocolate quente, enquanto seus colegas que chegam de carro geralmente estão encolhidinhos, calados, tentando encontrar ânimo ainda.. Você quer conversar um pouco, puxar um assunto, mas só recebe de volta uns "humm, ãhã" - ok.. não se desespere, tenha paciência, dali algumas horinhas o pessoal vai despertando, tomando um café, e aí a comunicação volta a fluir. Cada um no seu tempo...
É gostoso colocar uma roupa bem quentinha, pra garantir que no fim do dia, quando venta e esfria mais, você vai estar preparado, mas também é essencial pensar que se você vai de bicicleta, é provável que no meio do caminho você tenha que tirar algumas peças pra não esquentar demais.. A dica é se vestir em camadas, várias peças mais finas que possam ser tiradas facilmente, um cachecol para proteger daquele vento gelado numa descidona é uma excelente escolha. E se você pega muito vento, mesmo que não esteja tão frio, uma luva que proteja os dedos de congelar também pode ser bem útil.
Quem começa o dia pedalando, geralmente enfrenta um probleminha no trabalho: você chega com o maior pique, mesmo quando o tempo lá fora sugere cobertor e chocolate quente, enquanto seus colegas que chegam de carro geralmente estão encolhidinhos, calados, tentando encontrar ânimo ainda.. Você quer conversar um pouco, puxar um assunto, mas só recebe de volta uns "humm, ãhã" - ok.. não se desespere, tenha paciência, dali algumas horinhas o pessoal vai despertando, tomando um café, e aí a comunicação volta a fluir. Cada um no seu tempo...
quarta-feira, 24 de março de 2010
domingo, 21 de março de 2010
Lembranças do encontro de domingo Pedalinas
O domingo estava ensolarado, pela manhã.. porque quando foi chegando a famosa "hora do almoço", o céu desabou sobre nossas cabeças. Em Osasco. Minutos depois, aquele sol raiando! Hora de ir pro encontro das Pedalinas! Entro no trem e percebo que a chuva estava me seguindo.. ali pros lados da Lapa novamente o céu desabando.. Falo com a Jú, que já estava na Paulista e ela me tranquiliza: "aqui não está chovendo". Paro na Barra Funda para esperar a Vivian e logo toda aquela chuva dá espaço para ele, novamente, o sol, aquele ardido que geralmente vem depois de um temporal. Vejo uma borboleta colorida na plataforma e desacredito. Do sol e da borboleta!
Mais alguns minutos e a Jú me liga denovo. Dilúvio na Paulista, não dava pra enxergar nada, trânsito caótico, teve que parar num posto pra se abrigar. Pego o telefone e penso estar ligando pra Talita, mas a voz era da Sarinha, ok, onde ela estava não chovia, e ela ía. Decido então mandar uma mensagem pra Dri: faça chuva ou faça sol estamos indo!!!! Sim, porque eu tinha decidido que iria mesmo, já tínhamos cancelado o encontro do sábado anterior por causa do mau tempo, desta vez não podia perder a oportunidade de finalmente conhecer pessoalmente a Jú, que um belo dia me mandou um e-mail se apresentando como uma também ciclista de Osasco. E a partir daí trocamos muitos e-mails e combinamos muitos passeios e finalmente, ía acontecer! Rever todas as garotas, saber das novidades do WNBR do dia anterior, não podia perder!
E fomos. E nos encontramos e reencontramos. E estava aquele calorão. E não chovia! E rolou aquele clima de domingão, preguiça básica, indecisão de onde iríamos. Até que decidimos: descer a Augusta, encostar num bar, beber algo, na calçada mesmo, junto às bikes, e bater papo. E foi o que fizemos. E o papo tava bom demais!!!! As histórias da Talita impagáveis! Trocar experiências ciclísticas! Desabafar sobre esse trânsito doido. Ouvir da Jú que ela decidiu andar de bike porque estava parada dentro do carro há 2 horas e passou um ciclista que nunca mais ela viu, parada ali dentro do carro, e outro, e outro... É, o tal do trabalho de formiguinha que inconscientemente a gente acaba fazendo pelo simples fato de estar pedalando por aí diariamente. Acontece, mesmo!
Mas a preguiça de domingo continuava. E as garotas de Osasco e região tinham ainda que encarar o trem e um pedalzinho até suas casas. E por isso fomos embora cedo. Mas felizes! Em Osasco chovia. E fazia calor. Muito, muito calor. E pedalar naquela garoa refrescante de volta pra casa tava bom demais! Depois de tanto papo e de pedalar na chuva, aquela sensação de alma lavada me acompanhou até chegar em casa. Mais leve, mais feliz!
Mais alguns minutos e a Jú me liga denovo. Dilúvio na Paulista, não dava pra enxergar nada, trânsito caótico, teve que parar num posto pra se abrigar. Pego o telefone e penso estar ligando pra Talita, mas a voz era da Sarinha, ok, onde ela estava não chovia, e ela ía. Decido então mandar uma mensagem pra Dri: faça chuva ou faça sol estamos indo!!!! Sim, porque eu tinha decidido que iria mesmo, já tínhamos cancelado o encontro do sábado anterior por causa do mau tempo, desta vez não podia perder a oportunidade de finalmente conhecer pessoalmente a Jú, que um belo dia me mandou um e-mail se apresentando como uma também ciclista de Osasco. E a partir daí trocamos muitos e-mails e combinamos muitos passeios e finalmente, ía acontecer! Rever todas as garotas, saber das novidades do WNBR do dia anterior, não podia perder!
E fomos. E nos encontramos e reencontramos. E estava aquele calorão. E não chovia! E rolou aquele clima de domingão, preguiça básica, indecisão de onde iríamos. Até que decidimos: descer a Augusta, encostar num bar, beber algo, na calçada mesmo, junto às bikes, e bater papo. E foi o que fizemos. E o papo tava bom demais!!!! As histórias da Talita impagáveis! Trocar experiências ciclísticas! Desabafar sobre esse trânsito doido. Ouvir da Jú que ela decidiu andar de bike porque estava parada dentro do carro há 2 horas e passou um ciclista que nunca mais ela viu, parada ali dentro do carro, e outro, e outro... É, o tal do trabalho de formiguinha que inconscientemente a gente acaba fazendo pelo simples fato de estar pedalando por aí diariamente. Acontece, mesmo!
Mas a preguiça de domingo continuava. E as garotas de Osasco e região tinham ainda que encarar o trem e um pedalzinho até suas casas. E por isso fomos embora cedo. Mas felizes! Em Osasco chovia. E fazia calor. Muito, muito calor. E pedalar naquela garoa refrescante de volta pra casa tava bom demais! Depois de tanto papo e de pedalar na chuva, aquela sensação de alma lavada me acompanhou até chegar em casa. Mais leve, mais feliz!
Para saber mais sobre as Pedalinas: http://pedalinas.wordpress.com/
sábado, 13 de março de 2010
Encontro PEDALINAS remarcado para DOMINGO DIA 14
O encontro de março das Pedalinas foi remarcado para DOMINGO, DIA 14.
Mulheres, apareçam na praça do ciclista às 14:30h para um bate papo e pedal!
quarta-feira, 10 de março de 2010
quarta-feira, 3 de março de 2010
Dois novos acessos para a Ciclovia Rio Pinheiros
Vamos acompanhar e cobrar!
Notícia na íntegra abaixo:
Governo anuncia dois novos acessos à Ciclovia Rio Pinheiros
Um deles ficará na estação de trem Jurubatura e outro na ponte João Dias
Cumprindo o compromisso assumido no último sábado, dia 27, durante a entrega da ciclovia Rio Pinheiros, o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Transportes Metropolitanos, implantará nos próximos meses dois novos acessos para a ciclovia. Até o final de março, haverá um acesso na estação Jurubatuba, que fica a 3,5 km de distância da entrada pela av. Miguel Yunes e a 9,5 km da estação Vila Olímpia. Nos próximos meses, haverá outro na ponte João Dias.
Estas intervenções facilitarão a utilização da ciclovia pelos trabalhadores. Com elas, o percurso entre Vila Olímpia e a Ponte João Dias, nas proximidades da estação Giovanni Gronchi do Metrô, terá seis km de distância.
Jurubatuba: inicialmente, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) adequará uma passarela interna, localizada na área paga da estação Jurubatuba, permitindo que os ciclistas a utilizem sem a necessidade de pagar a tarifa. Até o final do ano, o local ganhará uma passarela superior que ligará a estação a ciclovia pela área externa.
João Dias: a CPTM fará adequações no passeio (localizado na lateral da ponte João Dias) e na altura da ciclovia, implantará uma escada de acesso, com canaleta para a bike.
A CPTM trabalha no projeto de ampliação da ciclovia que, a partir do segundo semestre, terá mais seis km entre as estações Vila Olímpia e Villa-Lobos/Jaguaré, totalizando 20 km de extensão. O novo trecho terá três passarelas: uma na estação Cidade Jardim, com acesso ao Parque do Povo e as outras duas nas estações Cidade Universitária e Villa-Lobos/Jaguaré.
Sobre a ciclovia
A Ciclovia Rio Pinheiros, que nasceu de uma parceria entre a CPTM e a Emae, tem um estacionamento para 48 automóveis na entrada pela av. Miguel Yunes, para os ciclistas que forem até o local de carro. Outra novidade são os dois Pontos de Apoio ao Ciclista, disponíveis no acesso sul, próximo à estação Jurubatuba, e no acesso da estação Vila Olímpia. Os "Pontos" contam com banheiros, ambulatório e espaços para troca de pneus e manutenção das bikes. Há também um ponto de descanso próximo à estação Santo Amaro, que conta com banheiros químicos e bancada para reparo de bikes. A ciclovia está aberta à circulação diariamente, das 6h às 18h.
Bicicletários
Só a Linha 9-Esmeralda conta com cinco bicicletários, que juntos oferecem 1.032 vagas para acomodação de bicicletas: Vila Olímpia (94 vagas), Jurubatuba (261 vagas), Autódromo (264 vagas), Primavera-Interlagos (226 vagas) e Grajaú (187 vagas).
(eles esqueceram de mencionar que na estação Pinheiros também tem!)
Da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos
Conhecendo a Ciclovia Rio Pinheiros
Com apenas dois acessos e horário extremamente limitado, mas é um começo...
A primeira coisa que avistei ao desembarcar do trem foi esta faixa. Em vermelho, e bem à vista dos motoristas que passavam pela marginal Pinheiros, o apelo: RESPEITE O CICLISTA!
Como estava com a bicicleta dobrável, parei no bicicletário Vila Olimpia para desdobra-la e fui recebida por aquele sorriso e simpatia já conhecidos do funcionário da CPTM que recepciona as bicicletas por ali. Ao chegar na entrada da ciclovia, mais uma funcionária sorridente que me passou as instruções de como seria a inauguração, que já poderia atravessar a passarela e aguardar do outro lado, e me sugeriu a utilização dos trilhos laterais aos degraus para não ter que carregar a bike escada acima.
Devo dizer que os trilhos ajudam sim, na subida, mas na descida não ficou muito funcional, pelo menos pra mim, que preferi carregar a bicicleta, o que também não é nenhum problema, já que faço isso diariamente para chegar à estação de trem Osasco. Muitos ciclistas empinaram a bicicleta e encaixaram a roda traseira no trilho. Questão de jeito e opção, experimente a melhor alternativa!
No local, mapas do projeto do Parque Linear do Rio Pinheiros contemplavam a ciclovia completa ainda a ser construída (ou adequados pois a pista já existe em quase toda a extensão), indicando os futuros acessos e passarelas, desde Grajaú até o Cebolão.

Não está muito nítido, mas os círculos azuis são os acessos a serem instalados e em laranja, as passarelas.
Presenças:
Renata Falzoni, repórter e apresentadora da ESPN, cicloativista fundadora do Night Bikers, Teresa D'Aprile, fundadora do Saia na noite e a animação das garotas do Saia.
Walter Feldman, secretário dos esportes, que abraçou de vez as bicicletas também como transporte.
E o secretário do verde e meio ambiente, Eduardo Jorge que se desloca de bicicleta pela cidade e que infelizmente não consegui fotografar. (espero encontrar uma foto dele e postar aqui em breve!)
A ciclovia é compartilhada com os carros de serviço da EMAE. As pistas são bem sinalizadas e também os limites de velocidade.
(foto em movimento, sou péssima, rs..)
Pedalar às margens do Rio Pinheiros é agradável e ao mesmo tempo chocante.. ver na prática um rio de águas poluídas, cheio de garrafas boiando em muitos trechos, faz pensar em muitas coisas.. e mesmo assim, com tanto descaso, a vida ainda brota por ali. Capivaras e aves são facilmente avistadas, o que dá uma certa esperança de que pode ser diferente.
No km 7 há um posto de apoio ao ciclista:
A grande expectativa que fica é de que os acessos sejam rapidamente ampliados e principalmente, o horário seja extendido. Atualmente a ciclovia funciona das 6h às 18h, o que não contempla o trabalhador que cumpre o horário comercial e encontra uma ciclovia fechada no final do dia. Esperamos que a iluminação seja instalada de imediato para que a Ciclovia do Rio Pinheiros não se transforme numa nova ciclovia inacabada como a da Radial Leste. Infelizmente os exemplos das obras anteriores são desanimadores, mas esperamos MESMO que desta vez seja diferente.
PS: o que eu acho mais engraçado nisso tudo é ouvir prefeito e governador se gabarem de termos uns 10km de ciclovias dentro de parques na cidade de São Paulo. Agora temos 24km!!! Nossa, deveriam ter vergonha de divulgar estes números ridículos!
quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010
Inauguração do primeiro trecho da CICLOVIA DA MARGINAL PINHEIROS
Sim, sim, é verdade! O primeiro trecho da CICLOVIA DA MARGINAL PINHEIROS, aquele projeto engavetado desde 1996 que finalmente está sendo posto em prática pela CPTM e pela EMAE graças à luta de muitos incansáveis ciclistas que nunca deixaram de acreditar.
Conheça mais sobre o projeto: Tudo que você queria saber mas ninguém conseguia explicar - Ciclo BR
Bondes para inauguração da ciclovia:
Praça do Ciclista ( Paulista com Consolação )
saida 10:30hs
Parque das Bicicletas - Festival CicloBR
saida 11:00 h
segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010
Passeio Ciclístico do aniversário de Osasco - Domingo 28/02
Domingo agora, dia 28/02 acontece o já tradicional PASSEIO CICLÍSTICO DO ANIVERSÁRIO DE OSASCO.
O ponto de partida é o estacionamento da prefeitura de Osasco, às 10h.
Eu tenho um carinho especial por este passeio e com certeza estarei lá neste domingo. Foi num passeio deste, um ano atrás que nasceram grandes amizades. Conheça um pouco desta história aqui e aqui.
E lembrando: sábado tem bicicletada Osasco: www.bicicletada.org/Osasco
quinta-feira, 28 de janeiro de 2010
BICICLETADA AQUAMAN
Choveu? Alagou? Vá de bike!
Não, não é pra você entrar pedalando na enchente, mas pra poder buscar alternativas de vias "pedaláveis" sem precisar do seu pé de pato e snorkel!
Não, não é pra você entrar pedalando na enchente, mas pra poder buscar alternativas de vias "pedaláveis" sem precisar do seu pé de pato e snorkel!
quinta-feira, 14 de janeiro de 2010
sábado, 2 de janeiro de 2010
quinta-feira, 17 de dezembro de 2009
Rota cicloturística Márcia Prado: PEDAL RUMO AO LITORAL!
Sábado dia 19 acontece o evento teste da Rota Cicloturística Márcia Prado, uma rota de cicloturismo que pretende ligar São Paulo a Santos, desde o Grajaú, passando por São Bernardo do Campo, Cubatão e pelo Parque da Serra do Mar.
Resultado de muita luta do Instituto CicloBR e de voluntários, o evento teste visa transformar a rota em uma grande conquista para os ciclistas: torna-la oficial. O projeto conta com o apoio do Parque da Serra do Mar, prefeituras das cidades que compõe o trajeto e CPTM.
No site do Instituto você encontra todas as informações para programar sua viagem. Há ainda a comunidade do orkut, onde você pode verificar os locais de partida dos grupos de ciclistas e se juntar a nós rumo ao litoral!
Incentive, ajude, preserve!
Uma rota cicloturística para homenagear uma cicloativista
Uma das viagens de bicicleta da cicloativista Márcia Prado foi em janeiro deste ano, com uma turma de 15 ciclistas que fizeram o trajeto popularmente conhecido como "Estrada de Manutenção da Imigrantes", utilizado por diversos ciclistas para chegar ao litoral partindo de São Paulo. A intenção era sinalizar a estrada com pinturas no solo para que outros ciclistas pudessem utiliza-la sem risco de se perder no caminho.
Infelizmente apenas 3 dias depois Márcia foi brutalmente atropelada por um ônibus na Avenida Paulista, tendo sua vida e seus planos interrompidos pela pressa e imprudência de alguém.
É a ela que este projeto é dedicado.
Mais informações para se programar: http://www.ciclobr.com.br/rota_marcia_prado.asp
Acompanhe o que a mídia já publicou sobre o evento:
Percurso que liga São Paulo e Santos será adaptado para rota de cicloturismo - UOL
Entrevista com André Pasqualini do CicloBR - RADAR SP Globo
terça-feira, 1 de dezembro de 2009
"Shopping de ótario: não tem bicicletário!"
Vídeo da quarta-feira, dia 25/11 na Folha:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/videocasts/ult10038u657402.shtml
Novo shopping de luxo de SP desrespeita lei e não oferece bicicletário
da Folha Online
Voltado para as classes A e B, o shopping Vila Olímpia começou a funcionar nesta quarta-feira (25) em São Paulo. O centro de compras diz ser o primeiro no Brasil a instalar um sistema de controle e orientação de vagas em seu estacionamento. Por outro lado, não há bicicletário.
A videorreportagem da Folha Online foi ao local com a ciclista Aline Cavalcante, que tentou estacionar seu veículo de duas rodas no shopping. (assista ao vídeo)
A lei 14.266, sancionada pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), em 2007 e conhecida como Lei das Ciclovias, obriga centros de compras e outros locais com grande fluxo de pessoas a oferecer estacionamento de bicicletas como parte da infra-estrutura.
O novo shopping fica próximo a outros centros de luxo da capital paulista, como a Daslu e os shoppings Iguatemi e Cidade Jardim. Segundo a prefeitura, todos os alvarás e licenças foram liberados para seu funcionamento.
O Vila Olímpia possui um andar inteiro de praça de alimentação, cinemas e um teatro de 600 lugares, além de 187 lojas em 28 mil m². Questionada, a superintendência do shopping promete criar um bicicletário na próxima semana.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/videocasts/ult10038u659581.shtml
(Veja o vídeo, é sensacional!)
Ciclistas protestam em shopping de luxo de São Paulo; veja
da Folha Online
Cerca de 250 ciclistas fizeram uma manifestação dentro do estacionamento do Shopping Vila Olímpia, em São Paulo, na última sexta-feira (27). Eles reivindicaram o direito de ter um bicicletário no local, como determina a lei. O vídeo foi publicado no site de um dos integrantes do grupo nesta segunda-feira.
Procurada pela Folha, a assessoria informou que já fez um bicicletário para seus clientes. Veja o comunicado do shopping na íntegra:
"O Shopping Vila Olímpia informa que mantém bicicletário à disposição de seus clientes, segundo a Lei Municipal Nº 14.266, de 6 de fevereiro de 2007. As bicicletas podem ser estacionadas normalmente em espaço apropriado, localizado no primeiro subsolo. O empreendimento explica também que estão instaladas placas informativas sobre a localização do estacionamento para motos e bicicletas. Adicionalmente estão em fase final de confecção e instalação sistema para maior conforto dos ciclistas. O Shopping Vila Olímpia ressalta que os ciclistas são muito bem-vindos no centro de compras e lazer."
http://www1.folha.uol.com.br/folha/videocasts/ult10038u657402.shtml
Novo shopping de luxo de SP desrespeita lei e não oferece bicicletário
da Folha Online
Voltado para as classes A e B, o shopping Vila Olímpia começou a funcionar nesta quarta-feira (25) em São Paulo. O centro de compras diz ser o primeiro no Brasil a instalar um sistema de controle e orientação de vagas em seu estacionamento. Por outro lado, não há bicicletário.
A videorreportagem da Folha Online foi ao local com a ciclista Aline Cavalcante, que tentou estacionar seu veículo de duas rodas no shopping. (assista ao vídeo)
A lei 14.266, sancionada pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), em 2007 e conhecida como Lei das Ciclovias, obriga centros de compras e outros locais com grande fluxo de pessoas a oferecer estacionamento de bicicletas como parte da infra-estrutura.
O novo shopping fica próximo a outros centros de luxo da capital paulista, como a Daslu e os shoppings Iguatemi e Cidade Jardim. Segundo a prefeitura, todos os alvarás e licenças foram liberados para seu funcionamento.
O Vila Olímpia possui um andar inteiro de praça de alimentação, cinemas e um teatro de 600 lugares, além de 187 lojas em 28 mil m². Questionada, a superintendência do shopping promete criar um bicicletário na próxima semana.
Pausa...
Próxima semana???? Como é que inaugurou antes então????
Então veja o vídeo da sexta-feira, dia 27/11. A invasão das bicicletas!!!!
E a nova matéria da Folha:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/videocasts/ult10038u659581.shtml
(Veja o vídeo, é sensacional!)
Ciclistas protestam em shopping de luxo de São Paulo; veja
da Folha Online
Cerca de 250 ciclistas fizeram uma manifestação dentro do estacionamento do Shopping Vila Olímpia, em São Paulo, na última sexta-feira (27). Eles reivindicaram o direito de ter um bicicletário no local, como determina a lei. O vídeo foi publicado no site de um dos integrantes do grupo nesta segunda-feira.
Procurada pela Folha, a assessoria informou que já fez um bicicletário para seus clientes. Veja o comunicado do shopping na íntegra:
"O Shopping Vila Olímpia informa que mantém bicicletário à disposição de seus clientes, segundo a Lei Municipal Nº 14.266, de 6 de fevereiro de 2007. As bicicletas podem ser estacionadas normalmente em espaço apropriado, localizado no primeiro subsolo. O empreendimento explica também que estão instaladas placas informativas sobre a localização do estacionamento para motos e bicicletas. Adicionalmente estão em fase final de confecção e instalação sistema para maior conforto dos ciclistas. O Shopping Vila Olímpia ressalta que os ciclistas são muito bem-vindos no centro de compras e lazer."
TARDE DEMAIS!!!
Foto por Carlos Aranha
quinta-feira, 26 de novembro de 2009
Bonde (solidário) para a BICICLETADA OSASCO
Sábado vai rolar um bonde saindo da Praça do Ciclista com destino à bicicletada de Osasco.
Apareça na praça do ciclista por volta das 14h e venha pedalar com a gente.
Apareça na praça do ciclista por volta das 14h e venha pedalar com a gente.
Clique aqui e conheça o possível trajeto do bonde!
quarta-feira, 25 de novembro de 2009
CICLOCIDADE - Associação dos ciclistas urbanos de São Paulo
CONVITE
Participe do Ato de Fundação da Ciclocidade
No próximo dia 25 de Novembro, você está convidado a fazer parte da fundação da Ciclocidade – Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo.
A Ciclocidade pretende ser a voz de quem utiliza ou gostaria de utilizar a bicicleta no cotidiano, atuando na defesa do interesse dos ciclistas e na promoção do uso deste veículo na região metropolitana.
Acreditamos que a bicicleta desempenha um papel ativo nas cidades e sociedades do século XXI, ajudando a construir comunidades vivas e solidárias no território urbano, economizando recursos naturais cada vez mais escassos e promovendo a saúde e o bem-estar da população.
A Ciclocidade é resultado da articulação de dezenas de ciclistas que já participam ativamente em diversos fóruns, grupos, discussões e ações em favor da bicicleta.
Sabemos que o desafio em São Paulo não é simples, por isso a sua presença é fundamental. Queremos uma associação forte, democrática e plural, que defenda o interesse do ciclista e colabore na construção de uma cidade mais justa, humana e sustentável.
Ato de Fundação da Ciclocidade – Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo
25 de Novembro de 2009 (quarta-feira)
no Espaço Contraponto (rua Medeiros de Albuquerque, 55)
Informações: contato@ciclocidade.org
segunda-feira, 23 de novembro de 2009
Pertencimento
Reproduzindo abaixo o texto do blog Transporte Ativo com o qual me deparei estes dias:
"O uso da bicicleta no meio urbano tem um papel fundamental em reconstruir individualmente o olhar. Quem pedala não é simplesmente mais saudável e pontual, mas principalmente passa a olhar para o ambiente onde vive de uma maneira distinta. As ruas deixam de ser apenas local de passagem rumo a um destino, passsam a ser parte indissociável do diário ir e vir.
A cada dia, em cada rua que um ciclista cruza, por breves instantes, o asfalto pertence a quem pedala e vice-versa. A bicicleta é o único veículo capaz de tornar seu usuário proprietário e propriedade do espaço onde circula. Essa ligação efêmera se desfaz e se renova a cada giro dos pneus e segue. Sem deixar marcas, mas capaz de mudar para sempre o olhar de quem se locomove nas duas rodas a pedal."
Me identifiquei muito com o texto do João Lacerda.
É exatamente isto que eu sinto desde que comecei a pedalar e é o que mais me encanta nos deslocamentos de bicicleta.
Como a gente vai se tornando mais cidadão, percebendo coisas incríveis que antes passavam totalmente despercebidas..
É como ver os “quero-quero” aqui no gramado pela manhã, as crianças voltando da escola no fim do dia com cara de sapecas e totalmente descabeladas, ver que falta uma sinalização para pedestres na porta da tua casa… Não se consegue sair ileso ao que se passa a sua volta..
domingo, 22 de novembro de 2009
Surpresas dos caminhos pedalados...
No sábado eu e meu marido fomos ao Parque Ecológico do Tietê, Núcleo Tamboré, um parque que fica a 10 km de casa, mas que só descobrimos um dia desses numa pedalada..
Nosso trajeto pra lá é super gostoso e tranquilo, seguindo o Rio Tietê.
Quando voltávamos, comentando a aparição da coruja-buraqueira (e fujona!) que ele havia conseguido fotografar, ele me sinalizou para pararmos. Quando olhei pro lado, havia uma família imensa de capivaras um pouco acima da beira do rio, bem perto da calçada. Contei: eram exatamente 8 adultos e 8 filhotes!!! Já vimos algumas capivaras por estas bandas, mas uma reunião deste porte e tão perto é memorável! Ficamos um tempão observando os bichinhos que se alimentavam sem parar.
Um motociclista nos viu ali tirando fotos e também parou e ficou admirando impressionado. Logo mais uma moça com uma SUV estacionou seu carro à um metro da guia e desceu com um celular na orelha. Perguntou pro meu marido: "É capivara?" Fiquei pensando se ela nunca tinha visto a foto de uma capivara, rs..
As margens do Tietê ainda guardam muita vida. Sempre volto pra casa me perguntando como seria nossa vida se o Tietê que passa aqui na rua onde moro fosse limpo e nós pudéssemos aproveitar as tardes de domingo fazendo um piquenique as suas margens, deitar debaixo de uma árvore.. Será que isso é possível? A natureza teima que sim!
Nosso trajeto pra lá é super gostoso e tranquilo, seguindo o Rio Tietê.
Quando voltávamos, comentando a aparição da coruja-buraqueira (e fujona!) que ele havia conseguido fotografar, ele me sinalizou para pararmos. Quando olhei pro lado, havia uma família imensa de capivaras um pouco acima da beira do rio, bem perto da calçada. Contei: eram exatamente 8 adultos e 8 filhotes!!! Já vimos algumas capivaras por estas bandas, mas uma reunião deste porte e tão perto é memorável! Ficamos um tempão observando os bichinhos que se alimentavam sem parar.
Aqui a coruja que achávamos que tinha sido a grande surpresa do dia
E já fora do parque, no meio do caminho...
As capivaras famintas!
Um motociclista nos viu ali tirando fotos e também parou e ficou admirando impressionado. Logo mais uma moça com uma SUV estacionou seu carro à um metro da guia e desceu com um celular na orelha. Perguntou pro meu marido: "É capivara?" Fiquei pensando se ela nunca tinha visto a foto de uma capivara, rs..
Surpresas do caminho de quem pedala...
Cooperação: Anu-preto e capivara
Fotos por Rodrigo Oliveira (exceto esta, rs..)
segunda-feira, 9 de novembro de 2009
Piquenique no Ibirapuera
Sábado no encontro das Pedalinas decidimos por seguir até o Parque do Ibirapuera para um piquenique.
E o dia estava perfeito para isso. Muito sol, ventinho pra refrescar durante o pedal e a mulherada toda animada.
Éramos 10 ao sair da Praça do Ciclista mas nos tornamos 11 ao "abduzir" mais uma garota que passava pedalando, já voltando do parque mas que se convenceu a seguir com a gente pro piquenique!
Demos uma passada no supermercado para comprar os quitutes e lotamos o bicicletário do local!
Optamos por seguir pela "ciclofaixa de domingo" e ouvimos alguns: "É só de domingo" dos motoristas e até de um motociclista. Eles não devem conhecer o artigo do CTB que regulamenta onde as bicicletas devem circular, vale cita-lo:
"Art. 58. Nas vias urbanas e nas rurais de pista dupla, a circulação de bicicletas deverá ocorrer, quando não houver ciclovia, ciclofaixa, ou acostamento, ou quando não for possível a utilização destes, nos bordos da pista de rolamento, no mesmo sentido de circulação regulamentado para a via, com preferência sobre os veículos automotores."
Dito isto, estávamos usufruindo do nosso direito e pedalando no bordo da pista mais conveniente naquele momento, sendo que a quantidade de ciclistas justificava nosso posicionamento na via de forma a garantir a segurança de todos, o que numa avenida de 3 faixas, é relativamente simples, bastando haver respeito dos motorizados. Enfim né, resumidamente, é só deixar de se achar o "rei da rua"!
No Ibirapuera, estendemos a super toalha quadriculada da Laura, com direito a "cestinha estilo chapéuzinho vermelho", como disse a Aline, e desfrutamos de um piquenique cheio de bate-papo dos mais diversos assuntos. Levei um bolo de milho que as garotas garantiram que gostaram! Fiquei lisonjeada já que culinária não é minha especialidade, embora eu me esforce bastante, rs..
Massss, sem material não dava pra fazer milagre, rs.. tive que seguir com a bike de metrô mesmo.
Diversas baldeações depois e com uma garoa em Osasco, cheguei em casa, cansada, mas muito feliz!
No domingo comprei o que faltava (exceto a câmara pois não achei aro 20..) e fui colocar em cheque meus conhecimentos sobre como trocar o pneu! Deu tudo certo, sem crise. O furo foi causado por um caco de vidro minúsculo!!! Acredito que fita anti furo teria evitado o transtorno. Mas foi bom testar o conhecimento e aprender que é importante carregar as ferramentas também, rs.. fica o alerta meninas! Carreguem um kit pra não ficar na mão!
E o dia estava perfeito para isso. Muito sol, ventinho pra refrescar durante o pedal e a mulherada toda animada.
Abrigadas do sol no ponto de táxi
Demos uma passada no supermercado para comprar os quitutes e lotamos o bicicletário do local!
Optamos por seguir pela "ciclofaixa de domingo" e ouvimos alguns: "É só de domingo" dos motoristas e até de um motociclista. Eles não devem conhecer o artigo do CTB que regulamenta onde as bicicletas devem circular, vale cita-lo:
"Art. 58. Nas vias urbanas e nas rurais de pista dupla, a circulação de bicicletas deverá ocorrer, quando não houver ciclovia, ciclofaixa, ou acostamento, ou quando não for possível a utilização destes, nos bordos da pista de rolamento, no mesmo sentido de circulação regulamentado para a via, com preferência sobre os veículos automotores."
Dito isto, estávamos usufruindo do nosso direito e pedalando no bordo da pista mais conveniente naquele momento, sendo que a quantidade de ciclistas justificava nosso posicionamento na via de forma a garantir a segurança de todos, o que numa avenida de 3 faixas, é relativamente simples, bastando haver respeito dos motorizados. Enfim né, resumidamente, é só deixar de se achar o "rei da rua"!
No Ibirapuera, estendemos a super toalha quadriculada da Laura, com direito a "cestinha estilo chapéuzinho vermelho", como disse a Aline, e desfrutamos de um piquenique cheio de bate-papo dos mais diversos assuntos. Levei um bolo de milho que as garotas garantiram que gostaram! Fiquei lisonjeada já que culinária não é minha especialidade, embora eu me esforce bastante, rs..
De lá, retornamos para a Avenida Paulista, tiramos foto na Ghost Bike - Márcia Vive e também é Pedalina! - e paramos em frente ao "sapateado", onde nos despedimos. Algumas garotas íam esticar a noite num barzinho e eu pretendia seguir com mais duas pedalinas para a estação.
Pretendia. Mas tive um contratempo: meu pneu furou! Como eu costumo dizer: "ÓtEmo"! Seria simples se eu não tivesse enrolado tanto pra ir à Decathlon comprar câmara e kit remendo.. já que na Oficina: Pedalinas com a mão na graxa, aprendemos a resolver este tipo de situação.
Massss, sem material não dava pra fazer milagre, rs.. tive que seguir com a bike de metrô mesmo.
Diversas baldeações depois e com uma garoa em Osasco, cheguei em casa, cansada, mas muito feliz!
O sapateado
No domingo comprei o que faltava (exceto a câmara pois não achei aro 20..) e fui colocar em cheque meus conhecimentos sobre como trocar o pneu! Deu tudo certo, sem crise. O furo foi causado por um caco de vidro minúsculo!!! Acredito que fita anti furo teria evitado o transtorno. Mas foi bom testar o conhecimento e aprender que é importante carregar as ferramentas também, rs.. fica o alerta meninas! Carreguem um kit pra não ficar na mão!
E como sempre, ficou o gostinho de "quero mais".
Os encontros acontecem sempre no primeiro sábado de cada mês, o próximo é 05/12. Até lá!
Assinar:
Postagens (Atom)

























